sábado, 2 de julho de 2011

As Deusas de Hollywood: Rita Hayworth (Parte 1)

Eduardo Cansino nasceu em Castilleja de la Cuesta, na Espanha, em 1895. Ele e sua irmã Elisa eram dançarinos, como podemos ver na foto abaixo:




Eles eram parentes do escritor espanhol Rafael Cansinos Assens (1882/1964), que descobriu que a família era de origem judia. 


Eduardo, Elisa e o irmão Angel vieram para os EUA em 1913.E logo foram trabalhar no Ziegfeld Follies. Você pode saber mais sobre o grupo de danças dos Irmãos Cansino aqui:


 http://www.streetswing.com/histmai2/d2cansno.htm

* Ziegfeld Follies eram produções teatrais, criadas por Florenz Ziegfeld (1867/1932), e duraram de 1907 a 1931. Depois, viraram programa de rádio, que durou de 1932 a 1936.

E foi no Ziegfeld Follies que o dançarino Eduardo Cansino conheceu Volga Hayworth (1897/1945), em 1916. Ela pertencia a uma família norte-americana antiga, de origem irlandesa.

Os dois se casaram em 1917, e Eduardo exigiu que Volga passasse a ficar em casa. Ela logo engravidou e, em 17 de outubro de 1918, nasceu a primeira filha do casal, que foi batizada com o nome de Margarita Carmen Cansino.

A Família Cansino morava em New York, quando Rita nasceu. Seu pai queria um menino, mas mesmo assim, decidiu que ela aprenderia a dançar, assim como toda a sua família. E ela logo começou a freqüentar a academia de seu tio, Angel.

Em 1919, nasceu o irmão de Margarita, Eduardo Cansino Jr. e em 1922 nasceu o terceiro filho, Vernon Cansino. Margarita estava com 4 anos, quando o irmão caçula nasceu...

Aparentemente, tudo estava bem. Menos para Volga, que não se conformava com a vida do lar, longe dos palcos. Assim, ela começou a beber, e comportar-se de maneira estranha...Abaixo, os irmãos Cansino, na infância:


Logo, vieram outros irmãos de Eduardo, Elisa e Angel, para os EUA, e fizeram muito sucesso, no decorrer dos anos 20. E em breve, a pequena Margarita começaria a se apresentar na Companhia.

Em 1926, Eduardo Cansino levou sua família para a costa oeste. Hollywood era o seu destino...E logo, estavam aparecendo em filmes. Neste link, você pode ver Eduardo e Elisa Cansino dançando, no filme Anna Case in La Fiesta (1926): http://www.youtube.com/watch?v=tdrPoWZpD8s


Mas o tempo foi passando e, no final dos anos 20, musicais perderam o valor comercial, e a Família Cansino perdeu parte de seu prestígio. E Elisa queria cuidar de sua família, deixando Eduardo na mão. Mas, em 1929, a partner de Gabriel Cansino (filho de Elisa) quebrou a perna, e ele precisava urgentemente de uma substituta. Volga mandou Margarita, como substituta. E Eduardo viu a jóia que tinha em casa. Assim, resolveu abrir sua própria companhia de danças, ele estando com 36 anos e ela com 14 (1932). E se apresentavam no México, por ela ser menor de idade. Abaixo, pai e filha, em 1934:


Abaixo, Margarita em 1935, aos 15 anos, uma jovem tímida, obediente, que ficava horas esperando o início de suas apresentações com o pai, não tinha tempo para ser criança ou adolescente, vivia ensaiando passos de dança e tinha que ser pura em casa, ao mesmo tempo que se vestia como uma mulher adulta, para o palco:


Ao mesmo tempo em que se destacava na dança, Margarita começava a chamar a atenção para o cinema. Quem sabe ela poderia ser uma "latina" como o eram as três "divas" daquela época:


                                                             Dolores Del Rio (1905/1983)

                                                               Lupe Velez (1908/1944)

                                                               Lili Damita (1904/1994)

Margarita Cansino, aos 15 anos, prometia ser muito, ainda. Mas não estava pronta para disputar com aquelas "deusas" o título de "diva":


Nenhum comentário:

Postar um comentário