sábado, 21 de maio de 2011

As Deusas de Hollywood: Marilyn Monroe (Parte 3)

Após fazer All About Eve (1950), Marilyn assinou contrato de sete anos com a 20th Century Fox. Seu agente, Johhny Hyde (1895/1950) lhe conseguiu não só o contrato, mas também uma pequena "afinação" no nariz, como podemos ver me fotos de "antes" e "depois":

  ANTES

DEPOIS

Em 1951, Marilyn se matriculou na UCLA (University of California, Los Angeles), onde estudou Literatura e Apreciação de Arte. Enquanto isso, fez alguns filmes menores, como As Young as You FeelLove NestLet's Make It Legal (todos de 1951). Neste último, ela contracenou com Claudette Colbert e Robert Wagner. Abaixo, cena do filme:


Em 1952, aos 26 anos, Marilyn apareceu na capa da revista Life, e deu uma entrevista onde contou que tirou fotos nua, em 1949, para "pagar o aluguel". Nessa mesma época, ela começou a namorar o jogador de baseball Joe DiMaggio (1914/1999). Abaixo, o casal:


Ainda em 1952, Marilyn Monroe fez os seguintes filmes: O. Henry's Full HouseMonkey Business (dirigida por Howard Hawks, com Ginger Rogers e Cary Grant)Clash by Night (dirigida por Fritz Lang), We're Not Married! (novamente com Ginger Rogers) e Don't Bother to Knock (seu primeiro papel principal). Abaixo, Marilyn em Don't Bother to Knock:


Marilyn Monroe finalmente chegou lá. Era uma loira platinada, belíssima, cada vez mais famosa e agora, protagonista de filmes. Em 1953, ela fez três, daqueles que podemos chamar de "memoráveis"

a) Niagara: no filme dirigido por Henry HathawayMarilyn era Rose Loomis, casada com George (Joseph Cotten), e pretendia matá-lo. 


b) Gentlemen Prefer Blondes: nesse filme, dirigido por Howard Hawks, Marilyn era Lorelei Lee que, com sua amiga Dorothy, (Jane Russell), procuravam arranjar maridos ricos. A cena de Marilyn cantando Diamonds Are A Girl's Friend entrou para a História do Cinema:


c) How to Marry a Millionaire: neste filme, dirigido por Jean Negulesco, Marilyn era Pola Debevoise. Juntamente com suas amigas Schatze Page (Lauren Bacall) e Loco Dempsey (Betty Grable), ela procurava arrumar, como dizia o título, um milionário.


Em 1953, estreou a Playboy, e o pôster do número 1 foi a foto que Marilyn tinha tirado, em 1949:


E foi em 1953 que os vestidos de Marilyn começaram a ser comentados:

O dourado, usado numa festa:

O rosa, usado em Os Homens Preferem as Loiras

O vermelho, usado em Como Agarrar Um Milionário


Para completar, foi em 1953 que ela conseguiu descobrir o "olhar" que os produtores queriam, para compor o mito. Em Niagara, treinaram várias vezes, até conseguir chegar ao efeito desejado. Dali em diante, ela sempre fez aquele olhar, para tirar fotos...

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