domingo, 15 de maio de 2011

As Deusas de Hollywood: Marilyn Monroe (Parte 1)

Nem só de Mitologia Grega, Nórdica e Egípcia vive o homem. Ele também criou os mitos modernos, deuses em suas áreas e especialidades, que se "distanciaram" dos meros mortais, e alcançaram a "divindade". Hoje, falaremos de uma dessas "divindades", uma das maiores: Marilyn Monroe.

Norma Jean Mortenson nasceu em Los Angeles, Estados Unidos, no dia 01 de junho de 1926. Logo após o nascimento, seu nome foi mudado para Norma Jean Baker.Sua mãe era Gladys Pearl Baker e o pai, ao menos na certidão, é Martin Edward Mortensen. Na verdade, eles se divorciaram antes do nascimento de Norma Jean. Ela mesma acredita que o pai verdadeiro era Charles Stanley Gifford, do qual ela viu uma foto, quando pequena. Abaixo, o bebê, em 1927:




Gladys era mentalmente instável. Por isso, Norma foi criada por um casal da Califórnia, Albert e Ida Bolender, até os sete anos. Abaixo, Norma (esquerda) e uma amiguinha, em 1930 (ela tinha 4 anos):


Em 1933, Gladys comprou uma casa, e foi morar com Norma Jean. Mas logo seu estado piorou, e ela foi internada. Norma Jean ficou sob a guarda de Grace McKee. E foi com Grace que Norma Jean começou a ir ao cinema, ver Jean Harlow, e se encantar por sua magia...Abaixo, Norma Jean em 1933:


Em 1935, Grace se casou, e Norma Jean foi mandada para um orfanato, e passou a viver de casa em casa. Em 1937, ela voltou a viver com Grace. Mas o marido dela, "Doc" Goddard, tentou abusar da menina várias vezes. Por isso, Grace decidiu enviá-la para sua tia-avó, Olive Brunings. Mas um dos filhos dela agrediu a menina, provavelmente de maneira sexual. Abaixo, Norma Jean em 1937, com 11 anos:


Em 1938, ela foi enviada para ficar com outra tia de Grace, Ana Lower. Nessa época, sua vida se estabilizou um pouco. Tanto, que ela conheceu um rapaz, e começou a namorá-lo. Seu nome era James Dougherty (1921/2005). Abaixo, Norma Jean em 1941, aos 15 anos:




Em 1942, os Goddard se mudaram para a Virgínia, mas não levaram Norma Jean. Para que ela não voltasse para um orfanato, Grace convenceu James Dougherty a se casar com Norma Jean. Ele com 21 anos, e ela com 16 anos...Em 1943, ele foi para a Guerra. Abaixo, a foto do casamento, em 1942:




Enquanto o marido estava na Guerra, Norma Jean começou a trabalhar numa fábrica de munições. Nessa época, o fotógrafo David Conover tirou uma foto dela, e a encorajou a seguir uma carreira, mas talvez com os cabelos mais claros (Jean Harlow e Lana Turner eram os modelos). Abaixo, a foto que David tirou de Norma, em 1945:




Logo, ela começou a fazer sucesso, e apareceu em várias capas de revista. Quando James descobriu, avisou que ela teria que parar, quando ele voltasse. Entre a carreira e o marido, Norma Jean preferiu a carreira. Assim, em 1946 o casamento acabou...Abaixo, Norma Jean em 1946:




Norma Jean logo foi "descoberta" por Hollywood: Ben Lyon (1901/1979), executivo da 20th Century Fox a contratou, por 125 dólares por semana. E, num final de semana, Lyon e sua mulher, a atriz Bebe Daniels (1901/1971) a ajudaram a escolher um novo nome: Marilyn (em homenagem à atriz Marilyn Miller - 1898/1936) e Monroe (sobrenome de solteira de sua mãe). E assim, começou a carreira de Marilyn Monroe, em 1947, aos 21 anos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário