Vamos fazer uma viagem imaginária a Florença:
Primeiramente, deveríamos pegar um avião e ir até a Itália. Repare, no mapa acima, que Curitiba é o ponto A e Florença é o ponto B;
Após uma viagem aérea, você chegará ao Aeroporto Amerigo Vespucci (quadrado branco, em cima). Dali, você irá para o Sudeste, em direção ao quadrado branco. embaixo. Ali está o nosso destino: o Palazzo Vecchio.
Acima, podemos ver um quadro de Giuseppe Zocchi (1717/1767), onde aparece a Piazza della Signoria e o Palazzo Vecchio à esquerda.
Pronto! Estamos em frente ao Palazzo Vecchio. Originalmente, ele era chamado de Palazzo della Signoria, e depois, de Signoria. Mas também já foi chamado de Palazzo del Popolo. Ele foi construído a partir de 1299, onde antes havia um outro palácio. A torre já existia. Por isso é que ela não está exatamente no centro.
Atualmente, ali está o Museu. o Gabinete do Prefeito e a Câmara Municipal.
As estátuas grandes representam Davi (réplica daquele feito por Michelangelo) e Hercules e Caco, feito por Baccio Bandinelli.
Desse ângulo podem-se ver as estátuas grandes, as pequenas (representando Adão e Eva) e um "relógio solar", acima da porta. Quando você entra, chega a um pátio (abaixo):
Atravessando o pátio, você chega a auma escadaria, que irá levá-lo ao Salone del Cinquecento (foto abaixo):
Dali, fica fácil se dirigir à Sala Cosimo I, onde encontrará esse afresco:
Ele se chama A Mutilação de Urano por Saturno, e foi feito em 1560 por Giorgio Vasari (1511/1574).
Florença foi o berço do Renascimento italiano, e Giorgio Vasari, um de seus grandes artistas. Os temas mitológicos eram comuns naquele tempo, e decoravam palácios, mansões e prédios públicos.
Na obra, podemos ver Saturno (Cronos), um dos Titãs, castrando seu pai, Urano. Ele realizou essa "tarefa" a pedido (ou ordem) de sua mãe, Gaia, e passou a governar, após separar o Céu (Urano) da Terra (Gaia).
Ainda segundo a lenda, das espumas do mar, formadas pelos testículos de Urano, jogados por Cronos, nasceu Afrodite. Mas esse é um assunto para um próximo post....
Nenhum comentário:
Postar um comentário