sábado, 22 de janeiro de 2011

Os 12 Titãs


Você já ouviu falar nos Titãs? Não me refiro à banda de rock, mas sim aos Titãs mitológicos, filhos de Gaia e Uranus. Eram eles:

Cronos e Réia (Deuses da Prosperidade);

Iapetus (ou Jápeto) e Têmis (Deuses da Justiça);

Hipérion e Thia (ou Téia) (Deuses do Sol);

Oceanus e Tétis (Deuses dos Oceanus);

Crius (ou Créos) e Mnemósine (Deuses da Memória);

Coeus (ou Céos) e Febe (Deuses da Lua).


1) Cronos: filho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra, era o mais jovem dos Titãs. A pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice. Abaixo, representação de Cronos segurando a foice:




2) Réia: irmã e esposa de Cronos, gerou DeméterHadesHeraHestiaPoseidon Zeus, segundo a Teogonia de Hesíodo. Por ser mãe de todos deuses do Olimpo, é conhecida como Mãe dos Deuses. É uma deusa relacionada com a fertilidade. Abaixo, representação de Réia:




3) Iapetus: quando Cronos castrou seu pai, Iapetus e seus irmãos sustentaram-no, cada um segurando de um lado. Mais tarde, Iapetus desposou Clímene, filha de Oceano e TétisClímene gerou os seguintes filhos: PrometeuEpimeteu,  Atlas e Menecéio.


4) Têmis: era a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Ela era representada segurando a espada e a balança. A venda nos olhos foi criada mais tarde, no século XVI:




5) Hipérion: era um deus solar primitivo, que ao se unir com a titânide Téia e gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos (a Aurora). Era um dos 12 filhos de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra). Seu nome quer dizer: "o que está no alto". É também o Titã da visão.


6) Téia: era irmã e esposa de Hipérion.


7) Oceanus:  era o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano e Gaia. Era casado com sua irmã Tétis, e pai das ninfas do mar (Oceânides) e dos rios (Nereidas).


8) Tétis: irmã e esposa de Oceanus, foi mãe das três mil Oceânides. Abaixo, Oceanus e Tétis:




9) Créos: representava os seres marítimos e seu poder destrutivo envolvia as criaturas até hoje desconhecidas do mar abissal. Ninguem conhece a real forma deste titã.


10) Mnemósine: personificava a memória e teve nove filhas com Zeus (Musas);


11) Céos: foi um dos titãs que nasceram de Gaia (Gea) e Urano, era o titã da inteligência. Foi casado com a titanide Febe e com ela teve Astéria, a Deusa estelar, e Leto, a Deusa do anoitecer.


12) Febe: talvez a primeira deusa da Lua que os gregos conheceram, Febe é confundida com sua sobrinha Selene (filha de Hipérion e Téia), e também com suas netas Ártemis e Hécate. Febe é a deusa da lua, relacionada com as noites de lua cheia. Seu nome quer dizer "brilhante", nome que foi emprestado ao seu neto Apolo, chamado de Febo. Febe se uniu à Céos e tiveram as deusas Leto (mãe de Ártemis e Apolo) e Astéria (mãe de Hécate), que simbolizam respectivamente os oráculos da luz e da escuridão.


Agora, você sabe que os Titãs eram 12 e seus pais eram Urano (o Céu) e Gaia (a Terra). Também sabe de onde surgiram palavras como "cronologia" e "oceano" e a imagem da justiça (a mulher que segura a balança e tem os olhos vendados). Uma coisa interessante é que os Titãs e as Titânides eram irmãos, mas também se "casaram", assim como faziam os faraós, no Egito (ou você não sabia que os faraós se casavam com suas irmãs?)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário