sábado, 13 de agosto de 2011

As Deusas de Hollywood: Rita Hayworth (Parte 6)

No período da Segunda Guerra Mundial (1939/1945), Rita Hayworth foi uma das duas pin-ups que mais vendeu sua imagem (a outra foi Betty Grable).


Os soldados carregavam fotos de Rita de camisola ou no leme do navio (acima) em seus bolsos, suas carteiras, e provavelmente ficavam imaginando-a, como uma deusa onipresente, capaz de minimizar as dores da Guerra.

Em 1943, Rita Hayworth se casou com Orson Welles (1915/1985). Ele era Diretor de filmes, Ator, Roteirista, Produtor e Diretor Teatral, já famoso pela leitura de A Guerra dos Mundos, que fez em 1938, no rádio (dizem que as pessoas acreditaram que a Terra estava sendo atacada por seres alienígenas), bem como pelo filme Cidadão Kane (1941).


Muitos críticos consideram Cidadão Kane o melhor filme já feito até hoje, e Orson Welles ganhou a aura de gênio e também de maldito. Explica-se: o filme era um ataque ao milionário William Randolph Hearst Rita andava envolvida com Victor Mature, por esta época. Mas o romance com Welles foi mais forte, e ela se afastou de um, para estar com o outro. Os dois se casaram em 7 de setembro de 1943...


Nessa época ela estava filmando Cover Girl (Modelos), com Gene Kelly e "quinze das mais lindas mulheres do mundo". Abaixo, cena do filme:


Orson Welles era um gênio, mas sempre procurou não magoar sua esposa, em meio a intelectuais. No princípio, os dois viveram uma "adolescência tardia". Mas, com o tempo, as coisas começariam a mudar. Em 1944, foi lançado Cover Girl e, logo em seguida ao lançamento, o casal "fugiu" para New York:


Foi nessa época que Vernon, irmão mais novo de Rita, fugiu do quartel. Ele, e o outro irmão de Rita, Eduardo Jr., achavam difícil suportar a pressão de ser irmãos de uma das mais desejadas mulheres do país.


Mas, no final, tudo se resolveu, e pouco tempo depois, Rita descobriu que estava grávida. O fato foi descoberto durante as gravações de Tonight and Every Night. Foi nesse filme que ela começou a trabalhar com o estilista Jean Louis (1907/1997). Ele conseguiu disfarçar bem a gravidez dela, como no número You Excite Me, considerado um dos melhores que Rita já fez:




E a canção Anywhere foi indicada ao Oscar:



No dia 17 de dezembro de 1944, nasceu Rebecca Welles, primeira filha de Orson Welles e Rita Hayworth:





Nenhum comentário:

Postar um comentário